Consideras a prática de desporto importante para a tua saúde?

sábado, 12 de dezembro de 2009

Semana importante aproxima-se !

É com entusiasmo que escrevo este post. Depois de algumas pesquisas, reuniões de grupo, muitas ideias debatidas (no meio de uma infinidade de sugestões, todos os Ragazzi levaram ao máximo o desempenho do seu cérebro, no que toca a reunir dados concretos), eis que surge a unânimidade entre os Ragazzi Affascinante em relação a um projecto ''palpável''. Sim, pois falta muito pouco para a semana em que iremos realizar o relatório do trabalho, como também a apresentação do nosso projecto.

Como não pode deixar de faltar, um Ragazzi prevenido vale por dois! Assim, dividimos previamente as tarefas que cada um tinha que desempenhar, e o resultado final surgiu prontamente.

Deixo-vos aqui um ''preview'' do que irá ser parte do nosso trabalho (ao qual estamos a chamar de palpável), mais propriamente uma magnífica maquete.



Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante (António Aires)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Grão a grão lá vai andando o projecto!


(da esquerda para a direita:Samuel Cunha,João Filipe, António Aires, André Carvalho e Pedro Pereira)

Fim de semana, já se começa a sentir aí o Natal e as férias. Tudo parece correr bem, menos o nosso projecto que está a teimar não sair do mesmo ponto, o de partida. Mas nem tudo é assim, aliás os inquéritos já estão feitos e podemos concluir que correram bem (os professores e os alunos foram prestáveis). Como podem reparar os Ragazzi Affascinante já têm um logótipo. A obra de arte foi feita totalmente no photoshop, por isso 100% de originalidade. Esta semana vai-se realizar a primeira cimeira dos Ragazzi por isso se tiverem disponibilidade podem sintonizar a vossa televisão que de certeza que vão passar algumas notícias. A ordem de trabalho é: - Elaboração do Relatório e Planificação do Projecto. Como vêm uma cimeira RA é muito mais que diversão e beber cerveja, não que uma cerveja depois de um exercício físico faça mal. Ou não acreditam? Então e se eu dissesse que a ingestão moderada de cerveja após o exercício físico favorece a reidratação dos atletas sem prejudicar suas capacidades psicocognitivas, segundo estudos de especialistas em nutrição.

A conclusão, que pode parecer um contra-senso, foi apresentada nesta terça-feira por seus autores em um simpósio realizado em Granada, sul da Espanha, com o tema "Cerveja, Esporte e Saúde".

A recomendação foi incluir cerveja na dieta diária dos atletas. Os especialistas ressaltaram as propriedades antioxidantes da bebida, que também favorece o sistema cardiovascular.

Em entrevista coletiva, o cardiologista e ex-jogador de basquete Juan Antonio Corbalán afirmou que a cerveja tem um perfil "excelente", por conseguir uma hidratação eficaz do organismo após o exercício físico.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Concluindo, visto que as minhas mãos já estão a ficar bastante frias, esta foi uma semana bastante produtiva, isto também por que os RA já têm a sua foto de grupo como podem ver no início do post (agradecimentos a "PJM" pela disponibilidade de tirar a foto).

Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante (SAM)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Avanço do projecto, alimentação e tal....



Esta semana iremos provavelmente desiludir os nossos muitos seguidores. Ao que parece, o blog não é só para publicar notícias relacionadas com o tema que interessa a muita gente, mas que afinal temos de escrever sobre o «trabalho» que fazemos nas aulas...
Por onde começar??? Bem esta semana começámos a distribuir inquéritos a várias turmas do 10º, 11º, 12º... Já apresentámos o inquérito a seis das nove turmas que escolhemos aleatoriamente.
Até agora, as turmas têm gostado de responder ao nosso questionário (gostam de todos), são os professores que não acham muita piada.
Além dos inquéritos, encontrámos finalmente o contacto ideal para trazer informação fundamental ao nosso trabalho, mas como ainda não fizemos o comunicado à CMVM não podemos adiantar nomes, fica para outra altura ....
Para a semana iremos concluir a distribuição dos inquéritos e depois teremos que tratar a informação, para não parecer que andámos só a gastar papel à escola, mas isso é assunto para outro ragazzi escrever.
Antes de terminar a actualização desta semana quero só falar aos seguidores deste blog no importante papel da alimentação nos atletas de alta competiçao, e não só.
Só para citar um exemplo do qual não encontrei informação, é o caso de um antigo jogador do Benfica, que vinha a apresentar lesões musculares ao nível do joelhos, veio a descobrir-se que as lesões eram causadas por problemas dentários relacionados com a ingestão de determinados alimentos.
É apenas um dos muitos exemplos que nos mostra como a alimentação correcta é essencial para uma vida saudavél e uma performance desejável. Outro exemplo é o dos atletas que ingerem frutos secos antes das provas por estes serem uma fonte de energia que se desagrega lentamente no organismo durante o esforço físico.
Escolhi falar-vos deste tema pois recentemente no refeitório da nossa escola passou a não haver escolha relativamente ao prato disponível, ora se o objectivo deveria ser levar mais alunos a comer no refeitório em vez do bar e dos cafés fora da escola, esta nova estaratégia não me parece muito inteligente, manias minhas provavelmente....
Posso então afirmar que no que diz respeito, principalmente, à alimentaçao da minha escola «já comi melhor».

Até à proxima actualização,

Ragazzi Affascinante (Pedro Pereira)