Consideras a prática de desporto importante para a tua saúde?

domingo, 24 de janeiro de 2010

À procura de respostas...

Saudações affascinantes,

Nas últimas duas semanas assistimos a um desenvolvimento no nosso trabalho. Depois de uma séria e árdua reflexão em como iriamos realizar a nossa maqueta de um atleta ideal, chegámos finalmente a um consenso. Decidimos então que iriamos cubrir um molde do corpo humano com cola de papel (uma mistura entre cola branca e papel de cozinha), retirando-o depois por partes e voltando-as a unir de forma a criar o nosso atleta ideal. O problema agora situava-se em como iriamos arranjar um molde do corpo humano. Pois bem, a sorte finalmente sorriu aos Ragazzi! Fomos descobrir, através da nossa professora, que havia um boneco existente na escola com tudo de parecido com um verdadeiro humano que aparentemente serviu de uso para treino de primeiros socorros... Verdadeiramente ideal! Como bons trabalhadores que somos pusemos imediatamente as mãos á obra. Já iniciámos a cobrir o nosso amigo inanimado com pelicula aderente de forma a pudermos retirar mais facilmente a cola de papel solidificada.
No entanto, nem tudo são rosas. Já enviámos inúmeros e-mails para aqueles que cuja colaboração pretendemos ter no nosso trabalho como, mas infelizmente ainda não obtivemos qualquer resposta. Porém, já contamos com a preciosa ajuda de um grande atleta paralimpico portugues de seu nome David Grachat. Queremos desde já agradecer a sua colaboração e desejar-lhe as maiores felicidades. Quanto a todos os outros, vamos aguardando por respostas...

Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante (André Carvalho)

domingo, 10 de janeiro de 2010

É a trabalhar que a gente se entende!

Ragazzi desejam a todos um bom ano 2010, e esperam que tenham todos tido um fantástico natal!

Neste regresso ao trabalho, pode se dizer que ragazzi suaram, no sentido literal da palavra, mas é que suaram mesmo! Na semana que passou, os membros do grupo analisaram todos os inquéritos sobre desporto feitos aos alunos do ensino secundário da escola de S.João da Talha, com o objectivo de tentar perceber, entre outras coisas, se os alunos se preocupam com desporto, se o acham importante a nível de saúde, se conhecem formas de monitorização, etc..
Mais emocionante que o "trabalho de escritório" foi a aula de educação física, onde foi possível utilizar um polar e assim, monitorizar o esforço físico, uma das coisas importantes que pretendemos mostrar no projecto final.
Para quem não conhece, um polar é uma banda que se coloca no peito, e que permite através de um relógio, visualizar a frequência cardíaca ou calorias gastas enquanto se pratica desporto, ideal para quem quiser seguir um plano de treino.
Por exemplo, na aula em que foi utilizado, em 60 minutos, que foi o tempo de "treino" tive uma média de 170 bpm(batidas por minuto), numa aula de condição física, o que revela que estive cansado, já que, em repouso, tenho uma frequencia de 76, e começo a sentir me mal quando a frequencia supera os 190.
Assim foi a nossa semana.

Saudações Affascinantes!
Ragazzi Affascinante (Jafar)