Ragazzi desejam a todos um bom ano 2010, e esperam que tenham todos tido um fantástico natal!
Neste regresso ao trabalho, pode se dizer que ragazzi suaram, no sentido literal da palavra, mas é que suaram mesmo! Na semana que passou, os membros do grupo analisaram todos os inquéritos sobre desporto feitos aos alunos do ensino secundário da escola de S.João da Talha, com o objectivo de tentar perceber, entre outras coisas, se os alunos se preocupam com desporto, se o acham importante a nível de saúde, se conhecem formas de monitorização, etc..
Mais emocionante que o "trabalho de escritório" foi a aula de educação física, onde foi possível utilizar um polar e assim, monitorizar o esforço físico, uma das coisas importantes que pretendemos mostrar no projecto final.
Para quem não conhece, um polar é uma banda que se coloca no peito, e que permite através de um relógio, visualizar a frequência cardíaca ou calorias gastas enquanto se pratica desporto, ideal para quem quiser seguir um plano de treino.
Por exemplo, na aula em que foi utilizado, em 60 minutos, que foi o tempo de "treino" tive uma média de 170 bpm(batidas por minuto), numa aula de condição física, o que revela que estive cansado, já que, em repouso, tenho uma frequencia de 76, e começo a sentir me mal quando a frequencia supera os 190.
Assim foi a nossa semana.
Saudações Affascinantes!
Ragazzi Affascinante (Jafar)
domingo, 10 de janeiro de 2010
sábado, 12 de dezembro de 2009
Semana importante aproxima-se !
É com entusiasmo que escrevo este post. Depois de algumas pesquisas, reuniões de grupo, muitas ideias debatidas (no meio de uma infinidade de sugestões, todos os Ragazzi levaram ao máximo o desempenho do seu cérebro, no que toca a reunir dados concretos), eis que surge a unânimidade entre os Ragazzi Affascinante em relação a um projecto ''palpável''. Sim, pois falta muito pouco para a semana em que iremos realizar o relatório do trabalho, como também a apresentação do nosso projecto.
Como não pode deixar de faltar, um Ragazzi prevenido vale por dois! Assim, dividimos previamente as tarefas que cada um tinha que desempenhar, e o resultado final surgiu prontamente.
Deixo-vos aqui um ''preview'' do que irá ser parte do nosso trabalho (ao qual estamos a chamar de palpável), mais propriamente uma magnífica maquete.

Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante (António Aires)
Como não pode deixar de faltar, um Ragazzi prevenido vale por dois! Assim, dividimos previamente as tarefas que cada um tinha que desempenhar, e o resultado final surgiu prontamente.
Deixo-vos aqui um ''preview'' do que irá ser parte do nosso trabalho (ao qual estamos a chamar de palpável), mais propriamente uma magnífica maquete.

Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante (António Aires)
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Grão a grão lá vai andando o projecto!

(da esquerda para a direita:Samuel Cunha,João Filipe, António Aires, André Carvalho e Pedro Pereira)
Fim de semana, já se começa a sentir aí o Natal e as férias. Tudo parece correr bem, menos o nosso projecto que está a teimar não sair do mesmo ponto, o de partida. Mas nem tudo é assim, aliás os inquéritos já estão feitos e podemos concluir que correram bem (os professores e os alunos foram prestáveis). Como podem reparar os Ragazzi Affascinante já têm um logótipo. A obra de arte foi feita totalmente no photoshop, por isso 100% de originalidade. Esta semana vai-se realizar a primeira cimeira dos Ragazzi por isso se tiverem disponibilidade podem sintonizar a vossa televisão que de certeza que vão passar algumas notícias. A ordem de trabalho é: - Elaboração do Relatório e Planificação do Projecto. Como vêm uma cimeira RA é muito mais que diversão e beber cerveja, não que uma cerveja depois de um exercício físico faça mal. Ou não acreditam? Então e se eu dissesse que a ingestão moderada de cerveja após o exercício físico favorece a reidratação dos atletas sem prejudicar suas capacidades psicocognitivas, segundo estudos de especialistas em nutrição.
A conclusão, que pode parecer um contra-senso, foi apresentada nesta terça-feira por seus autores em um simpósio realizado em Granada, sul da Espanha, com o tema "Cerveja, Esporte e Saúde".
A recomendação foi incluir cerveja na dieta diária dos atletas. Os especialistas ressaltaram as propriedades antioxidantes da bebida, que também favorece o sistema cardiovascular.
Em entrevista coletiva, o cardiologista e ex-jogador de basquete Juan Antonio Corbalán afirmou que a cerveja tem um perfil "excelente", por conseguir uma hidratação eficaz do organismo após o exercício físico.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
Concluindo, visto que as minhas mãos já estão a ficar bastante frias, esta foi uma semana bastante produtiva, isto também por que os RA já têm a sua foto de grupo como podem ver no início do post (agradecimentos a "PJM" pela disponibilidade de tirar a foto).
Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante (SAM)
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Avanço do projecto, alimentação e tal....

Esta semana iremos provavelmente desiludir os nossos muitos seguidores. Ao que parece, o blog não é só para publicar notícias relacionadas com o tema que interessa a muita gente, mas que afinal temos de escrever sobre o «trabalho» que fazemos nas aulas...
Por onde começar??? Bem esta semana começámos a distribuir inquéritos a várias turmas do 10º, 11º, 12º... Já apresentámos o inquérito a seis das nove turmas que escolhemos aleatoriamente.
Até agora, as turmas têm gostado de responder ao nosso questionário (gostam de todos), são os professores que não acham muita piada.
Além dos inquéritos, encontrámos finalmente o contacto ideal para trazer informação fundamental ao nosso trabalho, mas como ainda não fizemos o comunicado à CMVM não podemos adiantar nomes, fica para outra altura ....
Para a semana iremos concluir a distribuição dos inquéritos e depois teremos que tratar a informação, para não parecer que andámos só a gastar papel à escola, mas isso é assunto para outro ragazzi escrever.
Antes de terminar a actualização desta semana quero só falar aos seguidores deste blog no importante papel da alimentação nos atletas de alta competiçao, e não só.
Só para citar um exemplo do qual não encontrei informação, é o caso de um antigo jogador do Benfica, que vinha a apresentar lesões musculares ao nível do joelhos, veio a descobrir-se que as lesões eram causadas por problemas dentários relacionados com a ingestão de determinados alimentos.
É apenas um dos muitos exemplos que nos mostra como a alimentação correcta é essencial para uma vida saudavél e uma performance desejável. Outro exemplo é o dos atletas que ingerem frutos secos antes das provas por estes serem uma fonte de energia que se desagrega lentamente no organismo durante o esforço físico.
Escolhi falar-vos deste tema pois recentemente no refeitório da nossa escola passou a não haver escolha relativamente ao prato disponível, ora se o objectivo deveria ser levar mais alunos a comer no refeitório em vez do bar e dos cafés fora da escola, esta nova estaratégia não me parece muito inteligente, manias minhas provavelmente....
Posso então afirmar que no que diz respeito, principalmente, à alimentaçao da minha escola «já comi melhor».
Até à proxima actualização,
Ragazzi Affascinante (Pedro Pereira)
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Factor psicológico na vida de um atleta

"Quando tinha depressões era tudo muito difícil, faltava-lhe o ânimo, não tinha esperança de se curar e tinha medo que o público soubesse. Tentei dar-lhe perspectivas e esperança. Pensávamos que conseguiríamos ultrapassar os problemas com amor, mas às vezes o amor não basta." Foi desta forma sentida que Teresa Enke abordou o suicídio do marido e guarda-redes da selecção alemã.
Com as lágrimas a escorrerem-lhe pelo rosto e de voz trémula, Teresa afirmou ainda na sala de imprensa do Hannover 96: "Dizia-lhe que nem tudo era mau, que havia coisas belas na vida, mas infelizmente não resultou. O futebol era tudo para ele."
Robert Enke, de 32 anos e ex-guarda redes do Sport Lisboa e Benfica, vivia actualmente um dos melhores momentos da sua carreira desportiva, tendo até como assegurado o lugar de guarda redes principal da selecção alemã. Ainda assim, o factor psicológico e a saúde mental de Enke, foi preponderante para a ocorrência deste acontecimento chocante. Depois da tragédia, Teresa Enke revelou á imprensa que o seu marido sofria de depressão há vários anos, mas foi a morte da sua filha de 2 anos, em 2006, que agravou a situação mental do jogador. Robert Enke fez questão de esconder o seu sofrimento e a vontade de acabar com a sua vida, chegando até a recusar tratamento.
O factor psicológico é decididamente importante na saúde e na performance de um atleta, porque, apesar de Enke viver um dos melhores momentos desportivos, estava incrivelmente afectado psicológicamente pela depressão que sofria, acabando por dar um fim á sua vida, atirando-se para debaixo de um comboio, na madrugada de 12 para 13 de Novembro.
Fonte: Correio da Manhã
Até à próxima publicação,
Raggazi Affascinante (André)
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Tabagismo vs. Atleta de Alta Competição
Normalmente, o tabaco não é associado a profissionais do desporto.
Isto deve-se ao facto do tabaco afectar de forma significativa o rendimento de todo e qualquer atleta quer no futebol, atletismo, natação ou outro desporto que implique o esforço físico.
No desporto, assim como em tudo na vida, uma pessoa inteligente "joga com tudo o que pode".Deixem-me dar-vos alguns exemplos: prefiro comprar um casaco em saldos, em vez de o comprar pelo preço original, fico a ganhar com isso; como estudante, para além de estudar, posso usar cábulas, fico a ganhar com isso; o atleta tem um melhor rendimento se não fumar, então também ganha com isso.
Neste pequeno texto é referido uma parte da influência do tabaco no Homem:
"Efeitos no Metabolismo:
Durante um exercício a 80% da Capacidade Aeróbica Máxima (VO2 máx), o custo da ventilação pulmonar representa 14% do consumo de O² em fumantes e de apenas 9% em não fumantes.
Atletas envolvidos em eventos que requerem resistência nunca fumam. Isto pode ser explicado pelo fato da fumaça do cigarro causar redução na função pulmonar e aumentar a quantidade de carboxiemoglobina, dificultando o transporte de O² do sangue.
Pesquisas apontaram uma melhoria no desempenho de nadadores, velocistas, ciclistas em geral, apenas pela abstinência ao fumo. E eles reportaram terem se sentido melhor exercitando-se em uma condição de não fumante."
Retirado de:http://aminhacorrida.blogspot.com/2009/03/tabaco-e-o-atleta.html
Uma situação de que me recordo mas que infelizmente nao consegui obter informação sobre isso, foi a história vivenciada por João Vieira Pinto, atleta fumador, que não pôde prestar serviço à selecção numa ocasião em que viajava com a equipa e teve de ser internado devido a problemas respiratórios agravados pelo esforço induzido aos pulmões nos vários quilómetros que corria enquanto jogava e treinava.
Tudo isto para demonstrar o quão importante é a saúde no desporto.
Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante (João Filipe)
Isto deve-se ao facto do tabaco afectar de forma significativa o rendimento de todo e qualquer atleta quer no futebol, atletismo, natação ou outro desporto que implique o esforço físico.
No desporto, assim como em tudo na vida, uma pessoa inteligente "joga com tudo o que pode".Deixem-me dar-vos alguns exemplos: prefiro comprar um casaco em saldos, em vez de o comprar pelo preço original, fico a ganhar com isso; como estudante, para além de estudar, posso usar cábulas, fico a ganhar com isso; o atleta tem um melhor rendimento se não fumar, então também ganha com isso.
Neste pequeno texto é referido uma parte da influência do tabaco no Homem:
"Efeitos no Metabolismo:
Durante um exercício a 80% da Capacidade Aeróbica Máxima (VO2 máx), o custo da ventilação pulmonar representa 14% do consumo de O² em fumantes e de apenas 9% em não fumantes.
Atletas envolvidos em eventos que requerem resistência nunca fumam. Isto pode ser explicado pelo fato da fumaça do cigarro causar redução na função pulmonar e aumentar a quantidade de carboxiemoglobina, dificultando o transporte de O² do sangue.
Pesquisas apontaram uma melhoria no desempenho de nadadores, velocistas, ciclistas em geral, apenas pela abstinência ao fumo. E eles reportaram terem se sentido melhor exercitando-se em uma condição de não fumante."
Retirado de:http://aminhacorrida.blogspot.com/2009/03/tabaco-e-o-atleta.html
Uma situação de que me recordo mas que infelizmente nao consegui obter informação sobre isso, foi a história vivenciada por João Vieira Pinto, atleta fumador, que não pôde prestar serviço à selecção numa ocasião em que viajava com a equipa e teve de ser internado devido a problemas respiratórios agravados pelo esforço induzido aos pulmões nos vários quilómetros que corria enquanto jogava e treinava.
Tudo isto para demonstrar o quão importante é a saúde no desporto.
Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante (João Filipe)
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Sinais vitais controlados por t-shirt permitem melhor monitorização do atleta

O diagnóstico mais eficaz no rastreio cardíaco e uma análise mais precisa do estado fisiológico dos atletas de alta competição são algumas das valências do VitalJacket, um produto da empresa portuguesa BioDevices.
Com um conceito simples, o VitalJacket é um vestuário electrónico, que "permite recolher os sinais vitais do organismo" e observar os dados em tempo real, por exemplo num PDA e através do sistema bluetooth, ou então, posteriormente, com o recurso aos dados gravados num cartão de memória.
Luís Meireles, administrador da BioDevices, uma empresa constituída com base num spin-off da Universidade da Aveiro, revelou à Agência Lusa o conceito do VitalJacket, salientando as duas principais aplicações: clínica e desportiva.
“Na perspectiva clínica, surge como um mecanismo de monitorização cardíaca. Consegue-se fazer várias horas, dias ou semanas de electrocardiograma e assim um diagnóstico mais preciso. A nível desportivo, os dados do VitalJacket permitem aos treinadores, fisiologistas ou médicos uma análise mais eficaz do estado dos atletas", disse.
O administrador da BioDevices, que até experimentou o Vital Jacket durante o Euro2008 - a assistir a jogos, tanto ao vivo como via televisão -, enalteceu também a parceria de sucesso com a empresa Petratex e anunciou que, a breve prazo, será provável que qualquer pessoa possa vir a utilizar esta t-shirt e analisar os dados enviados.
"O VitalJacket é uma t-shirt muito simples, com três molas para colar os eléctrodos de cardiologia normal. O utilizador cola os três eléctrodos e depois os dados são enviados ou surgem on-line, via bluetooth, ou então através do cartão de memória que facilmente se coloca no computador", explicou.
A sociedade médica, de acordo com Luís Meireles, está “do lado do projecto, com resultados sempre muito positivos".
"Todos entendem que é uma mais-valia. Estamos agora a criar algoritmos que permitam uma leitura dos electrocardiogramas de forma mais fácil a todos. O desejo é ter o produto com uma aplicação prática, na qual todos possam perceber os dados", disse.
O VitalJacket, para nós, é então visto como uma solução na prevenção de futuras paragens cardíacas em atletas, bem como uma importante evolução tecnológica a nivel desportivo.
Fonte:www.cienciahoje.pt
Até à próxima publicação,
Ragazzi Affascinante(António Aires)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
