Consideras a prática de desporto importante para a tua saúde?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Tabagismo vs. Atleta de Alta Competição

Normalmente, o tabaco não é associado a profissionais do desporto.
Isto deve-se ao facto do tabaco afectar de forma significativa o rendimento de todo e qualquer atleta quer no futebol, atletismo, natação ou outro desporto que implique o esforço físico.
No desporto, assim como em tudo na vida, uma pessoa inteligente "joga com tudo o que pode".Deixem-me dar-vos alguns exemplos: prefiro comprar um casaco em saldos, em vez de o comprar pelo preço original, fico a ganhar com isso; como estudante, para além de estudar, posso usar cábulas, fico a ganhar com isso; o atleta tem um melhor rendimento se não fumar, então também ganha com isso.
Neste pequeno texto é referido uma parte da influência do tabaco no Homem:


"Efeitos no Metabolismo:
Durante um exercício a 80% da Capacidade Aeróbica Máxima (VO2 máx), o custo da ventilação pulmonar representa 14% do consumo de O² em fumantes e de apenas 9% em não fumantes.
Atletas envolvidos em eventos que requerem resistência nunca fumam. Isto pode ser explicado pelo fato da fumaça do cigarro causar redução na função pulmonar e aumentar a quantidade de carboxiemoglobina, dificultando o transporte de O² do sangue.
Pesquisas apontaram uma melhoria no desempenho de nadadores, velocistas, ciclistas em geral, apenas pela abstinência ao fumo. E eles reportaram terem se sentido melhor exercitando-se em uma condição de não fumante."

Retirado de:http://aminhacorrida.blogspot.com/2009/03/tabaco-e-o-atleta.html


Uma situação de que me recordo mas que infelizmente nao consegui obter informação sobre isso, foi a história vivenciada por João Vieira Pinto, atleta fumador, que não pôde prestar serviço à selecção numa ocasião em que viajava com a equipa e teve de ser internado devido a problemas respiratórios agravados pelo esforço induzido aos pulmões nos vários quilómetros que corria enquanto jogava e treinava.

Tudo isto para demonstrar o quão importante é a saúde no desporto.

Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante (João Filipe)

Sem comentários:

Enviar um comentário