Consideras a prática de desporto importante para a tua saúde?

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Factor psicológico na vida de um atleta


"Quando tinha depressões era tudo muito difícil, faltava-lhe o ânimo, não tinha esperança de se curar e tinha medo que o público soubesse. Tentei dar-lhe perspectivas e esperança. Pensávamos que conseguiríamos ultrapassar os problemas com amor, mas às vezes o amor não basta." Foi desta forma sentida que Teresa Enke abordou o suicídio do marido e guarda-redes da selecção alemã.

Com as lágrimas a escorrerem-lhe pelo rosto e de voz trémula, Teresa afirmou ainda na sala de imprensa do Hannover 96: "Dizia-lhe que nem tudo era mau, que havia coisas belas na vida, mas infelizmente não resultou. O futebol era tudo para ele."

Robert Enke, de 32 anos e ex-guarda redes do Sport Lisboa e Benfica, vivia actualmente um dos melhores momentos da sua carreira desportiva, tendo até como assegurado o lugar de guarda redes principal da selecção alemã. Ainda assim, o factor psicológico e a saúde mental de Enke, foi preponderante para a ocorrência deste acontecimento chocante. Depois da tragédia, Teresa Enke revelou á imprensa que o seu marido sofria de depressão há vários anos, mas foi a morte da sua filha de 2 anos, em 2006, que agravou a situação mental do jogador. Robert Enke fez questão de esconder o seu sofrimento e a vontade de acabar com a sua vida, chegando até a recusar tratamento.

O factor psicológico é decididamente importante na saúde e na performance de um atleta, porque, apesar de Enke viver um dos melhores momentos desportivos, estava incrivelmente afectado psicológicamente pela depressão que sofria, acabando por dar um fim á sua vida, atirando-se para debaixo de um comboio, na madrugada de 12 para 13 de Novembro.

Fonte: Correio da Manhã



Até à próxima publicação,



Raggazi Affascinante (André)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Tabagismo vs. Atleta de Alta Competição

Normalmente, o tabaco não é associado a profissionais do desporto.
Isto deve-se ao facto do tabaco afectar de forma significativa o rendimento de todo e qualquer atleta quer no futebol, atletismo, natação ou outro desporto que implique o esforço físico.
No desporto, assim como em tudo na vida, uma pessoa inteligente "joga com tudo o que pode".Deixem-me dar-vos alguns exemplos: prefiro comprar um casaco em saldos, em vez de o comprar pelo preço original, fico a ganhar com isso; como estudante, para além de estudar, posso usar cábulas, fico a ganhar com isso; o atleta tem um melhor rendimento se não fumar, então também ganha com isso.
Neste pequeno texto é referido uma parte da influência do tabaco no Homem:


"Efeitos no Metabolismo:
Durante um exercício a 80% da Capacidade Aeróbica Máxima (VO2 máx), o custo da ventilação pulmonar representa 14% do consumo de O² em fumantes e de apenas 9% em não fumantes.
Atletas envolvidos em eventos que requerem resistência nunca fumam. Isto pode ser explicado pelo fato da fumaça do cigarro causar redução na função pulmonar e aumentar a quantidade de carboxiemoglobina, dificultando o transporte de O² do sangue.
Pesquisas apontaram uma melhoria no desempenho de nadadores, velocistas, ciclistas em geral, apenas pela abstinência ao fumo. E eles reportaram terem se sentido melhor exercitando-se em uma condição de não fumante."

Retirado de:http://aminhacorrida.blogspot.com/2009/03/tabaco-e-o-atleta.html


Uma situação de que me recordo mas que infelizmente nao consegui obter informação sobre isso, foi a história vivenciada por João Vieira Pinto, atleta fumador, que não pôde prestar serviço à selecção numa ocasião em que viajava com a equipa e teve de ser internado devido a problemas respiratórios agravados pelo esforço induzido aos pulmões nos vários quilómetros que corria enquanto jogava e treinava.

Tudo isto para demonstrar o quão importante é a saúde no desporto.

Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante (João Filipe)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sinais vitais controlados por t-shirt permitem melhor monitorização do atleta



O diagnóstico mais eficaz no rastreio cardíaco e uma análise mais precisa do estado fisiológico dos atletas de alta competição são algumas das valências do VitalJacket, um produto da empresa portuguesa BioDevices.


Com um conceito simples, o VitalJacket é um vestuário electrónico, que "permite recolher os sinais vitais do organismo" e observar os dados em tempo real, por exemplo num PDA e através do sistema bluetooth, ou então, posteriormente, com o recurso aos dados gravados num cartão de memória.

Luís Meireles, administrador da BioDevices, uma empresa constituída com base num spin-off da Universidade da Aveiro, revelou à Agência Lusa o conceito do VitalJacket, salientando as duas principais aplicações: clínica e desportiva.

“Na perspectiva clínica, surge como um mecanismo de monitorização cardíaca. Consegue-se fazer várias horas, dias ou semanas de electrocardiograma e assim um diagnóstico mais preciso. A nível desportivo, os dados do VitalJacket permitem aos treinadores, fisiologistas ou médicos uma análise mais eficaz do estado dos atletas", disse.

O administrador da BioDevices, que até experimentou o Vital Jacket durante o Euro2008 - a assistir a jogos, tanto ao vivo como via televisão -, enalteceu também a parceria de sucesso com a empresa Petratex e anunciou que, a breve prazo, será provável que qualquer pessoa possa vir a utilizar esta t-shirt e analisar os dados enviados.

"O VitalJacket é uma t-shirt muito simples, com três molas para colar os eléctrodos de cardiologia normal. O utilizador cola os três eléctrodos e depois os dados são enviados ou surgem on-line, via bluetooth, ou então através do cartão de memória que facilmente se coloca no computador", explicou.

A sociedade médica, de acordo com Luís Meireles, está “do lado do projecto, com resultados sempre muito positivos".

"Todos entendem que é uma mais-valia. Estamos agora a criar algoritmos que permitam uma leitura dos electrocardiogramas de forma mais fácil a todos. O desejo é ter o produto com uma aplicação prática, na qual todos possam perceber os dados", disse.


O VitalJacket, para nós, é então visto como uma solução na prevenção de futuras paragens cardíacas em atletas, bem como uma importante evolução tecnológica a nivel desportivo.

Fonte:www.cienciahoje.pt

Até à próxima publicação,

Ragazzi Affascinante(António Aires)